É muito bonito nós pensarmos neste planeta com todos as suas nuances, todos os seus problemas e todas suas lutas. Vemos neste mundo coisas muito feias, violências, crimes, enfermidades, animais peçonhentos e vírus, temos a sensação que este não é bem o mundo que nós escolhemos para viver.
Há algumas pessoas que chegam a perguntar, que mal eu fiz a Deus para estar num mundo igual a este. Sim, porque encontramos ainda os tufões, furacões, maremotos, terremotos, tsunamis, vendavais, enchentes e os flagelos coletivos. Então parece que a Terra é de fato um mundo bastante complicado.
Em verdade, nós podemos dizer que o mundo terra é um mundo de provações e expiações. Onde as pessoas que têm de fazer aprendizados, estão em processo de provação. Outras que devem resgatar débitos morais com a vida e com a consciência, estariam em processos expiatórios, já que expiar é pagar dívidas.
Há aqueles que dizem que a terra é um vale de lágrimas.
No entanto a terra é a terra. É um planeta com as suas dificuldades em virtude de estar se desenvolvendo, a geologia planetária se desenvolve. E num mundo como o nosso, de expiações e provações, nós não somos obrigados a viver tristes, acabrunhados, acabados e desolados como se estivéssemos esperando o fim.
Há espaços na terra, há momentos na terra para se desenvolver a alegria, a felicidade e o bom humor para o nosso bem estar.
A partir disto é que a felicidade no mundo e a alegria de viver deve ser buscada por nós. Deve ser uma constante em nosso comportamento, apesar de todas as dificuldades que se encontra aqui e ali.
Mesmo porque, se nós pensarmos na felicidade como uma conquista que devemos realizar, como algo que esta embutido nos nossos fazeres e nas nossas realizações, não há porque se lamentar.
Existe uma confusão grande entre o que é sofrimento e o que é dor.
Existem pessoas que sentem dores, mas não sofrem porque são alegres e são felizes apesar das dificuldades. É como uma criança que está na escola e está reclamando ou triste, porque precisa realizar um dever de casa ou que vai fazer uma prova. Mas são essas tarefas ás vezes difíceis, às vezes duras, que fazem com que a criança avance. Ela não tem que sofrer ou se amargurar, tem que cumprir a parte que lhe cabe.
Nós temos dificuldades, mas em tudo podemos perceber a beleza do aprendizado, da oportunidade de crescimento. Se estamos aqui não é por acaso. Temos, nesse convívio e nessa alegria, de perceber a riqueza e a beleza que existe no mundo, a oportunidade de crescimento.
Porem se há tristeza em algumas partes do mundo e em alguns momentos da vida, há alegrias também. Nasce alguma criança? Morre alguma pessoa? Então alguém está feliz e outro está triste.
Se existe a ignorância, há a escola, se existe a enfermidade, há o hospital, se existe doença, há o remédio. Deus jamais permitiria que vivêssemos num planeta com as características da terra, sem que o remédio estivesse ao lado do mal.
Em toda a parte por onde passemos na terra, haverá espaço para termos e vivermos a nossa alegria, para que não estejamos o tempo todo acabrunhado, tendo que sofrer pelas coisas que Deus propõe para a nossa evolução.
É muito importante que façamos desse limão que encontramos pelo mundo, a nossa mais especial limonada.
O fato de termos a possibilidade de converter os nossos limões em limonadas, é típico de quem deseja avançar, de quem não quer viver reclamando de que a vida é ruim, que o mundo é ruim e as pessoas são ruins, mas de quem deseja tirar de tudo isso uma experiência notável pra vida.
É importante não se perder de vista a possibilidade de ser feliz alegre neste mundo.
Podemos pensar que estamos num canteiro de obras e que há certa bagunça, às vezes o mato está alto, algumas pedras que precisam ser retirada do caminho, isto não é motivo pra infelicidade.
Se estamos na terra e percebemos que há coisas fora do lugar, coisas desajustadas, a alegria a felicidade estará em movimentar o mundo, em dinamizar para torná-lo melhor.
Se as coisas estão erradas na terra e o homem consegue perceber, este será feliz, na medida em que assumir o compromisso de mudar para melhor.
Mesmo nas dificuldades e percebendo as coisas erradas na terra, a tristeza deve ser colocada de lado.
Os gregos adotaram sabiamente a idéia de viver feliz entusiasticamente, eles falavam do enteos, entusiasmo que quer dizer Deus dentro. Assim, vivendo com entusiasmo e com alegria, mudaremos as coisas.
Se as coisas estão ruins, a reclamação deve ficar em segundo plano, pois há a necessidade de mudança e esta, exige alegria, senão não será uma mudança sábia e sadia. Será apenas mais alguma tentativa frustrada.
Vale salientar que o entusiasmo, ou o Deus por dentro em estado de alegria, não obrigatoriamente se exterioriza por gestos ou expressões faciais. Podemos ser ou estar feliz por dentro, muitas vezes nos escapa, não percebemos ou não prestamos atenção nas pequenas alegrias que vivemos.
Imagina-se que estar feliz é estar na festa, estar bem vestido, pular como um alucinado no carnaval, comprar coisas novas, muitas vezes aí se encontram fugas, esconderijos, mas não propriamente a alegria, é um faz de conta.
A felicidade ou alegria do homem, como esse entusiasmo pela vida, esse Deus por dentro, por certo vai nos ajudando a entender o quanto deve ser prioritária essa situação por dentro.
É muito importante ser alegre por dentro. O cumprimento dos deveres e a possibilidade de saber que está cumprindo. Não é que a vida nos exija o tempo todo o cumprimento de deveres, mas para se ter direitos, é primordial cumprí-los.
A diretriz da alegria interior da criatura passa por esse cumprimento do dever, ninguém consegue ter alegria íntima se não está encaixado nos trilhos dos deveres.
Assim verificamos que ser alegre na terra, nem sempre é uma postura de gritaria, de folguedo e de algazarra.
Muita gente é nervosa e faz barulho, dando a impressão que estão alegres, mas em verdade elas estão excitadas.
A alegria, ainda que possa brotar e expressar-se exteriormente, é antes de tudo um estado d’alma, uma coligação do indivíduo com a divindade, é ter Deus por dentro.
O entusiasmo pela vida, a partir do nosso conceito e vivência de alegria se modifica, e nossa busca da alegria será permanente.
Beijo no coração
Adriane
(Texto sob inspiração)
0 comentários:
Postar um comentário
Se gostou, comente. Obrigada.