Será que é amor ou paixão?

sábado, 6 de fevereiro de 2010 1 comentários


Antes de mais nada, aprenda a separar o que é fato de fantasia!
Me diga, será que a pessoa de quem você gosta já demonstrou qualquer interesse por você?
Não estou falando de sexo, mas sim de interesse por você, pessoa.
Se não, tire do seu coração a vergonha, por se recusar e fixar a mente na fantasia. Existe um tempo para amar.
Analise os sentimentos. A paixão ocorre quando alguém idealiza a pessoa por quem se está apaixonado como sendo o “amor ideal”, isto quer dizer que concluiu que a outra pessoa possui todas as características desejadas num companheiro. O príncipe encantado ou a linda princesa trancada na torre do castelo....arfff

Assim sendo, é bom analisar algumas perguntinhas básicas: O quanto eu conheço realmente essa criatura em quem fixei meu coração? Estou amando uma “imagem” que criei?
Seria bom fazer um exame objetivo do amor de seus sonhos, ou pesadelos, talvez isso baste para acordar de seu estupor romântico! É bom também analisar a espécie de amor que sente por essa criatura.

Mas será que existe amor?
Olha, raciocine comigo, o amor imaturo, a paixão, pode surgir e desaparecer num instante. O foco está em você, é uma espécie de egoísmo e você esta simplesmente apaixonado pela idéia de estar amando.
O amor imaturo, paixão, é apegado, possessivo e ciumento. A paixão exige a perfeição. E cá entre nós, isso ainda não existe neste planeta.
Bom...então o amor existe, mas não é a paixão, que até podemos dizer ser um amor imaturo, débil, um vicio terrível, mais aí surge outra questão:

Será que existe amor verdadeiro?
Ahhh...essa é uma questão que exige uma analise mais detalhada... vamos lá.

Primeiramente temos que tirar da mente essa tal paixonite. A paixão é um vicio e ponto final.
As pessoas são viciadas em se apaixonar. Ahhh mas é tão bommm...pode até ser, no inicio, mas não satisfaz nunca. Continua-se correndo sempre atrás das sensações que a paixão provoca.
Se paixão fosse assim tão bom, o nosso irmão maior, o grande JC (Jesus Cristo) não teria passado por toda aquela tortura...lembra? Páscoa? A paixão de Cristo? Crucificação? Dor? Sofrimento? Gente chorando pra todo lado e mais um monte que condena? Pois é, paixão...ta, eu sei que nem toda a razão lógica do mundo basta para eliminar totalmente seus sentimentos. Mas pode aprender a domá-los.
Amar não é sofrimento. Amar é alegria, é ser livre ao lado do outro.

Então não confunda Amor com Paixão. São dois sentimentos e sensações bem diferentes. Posso até dizer, opostas.

Mas vamos voltar a nossa analise.

Como acalmar uma paixão.

1º passo: Deixar de alimentar o problema recuse-se a ficar pensando na situação.
“Onde não há lenha, o fogo se apaga”
2º passo: Não se isole, mantenha-se ocupado, faça exercícios, estude muito, inicie um projeto que seja importante pro seu futuro. Ficar envolvido em atividades úteis pode e vai acalmar bastante os sintomas do fim de uma paixão.
Por fim entendemos que libertar-se de uma paixão não é fácil. Mas com o passar do tempo, a dor diminuirá. Você terá aprendido muito sobre si mesmo e seus sentimentos, e estará mais preparado para lidar com o amor verdadeiro.

Ta legal, entendi tudo. Mas caraca, como é o amor verdadeiro?????....calma, já chego lá...

AHHHHH .... O AMOR!!!!!!

Ai ai, para algumas pessoas românticas e sonhadoras, é um sentimento misterioso que se apodera de você, uma sensação que só se tem uma vez na vida, de êxtase total. O amor, crêem elas, é um assunto estritamente do coração, algo que não pode ser entendido, apenas sentido. O amor vence tudo e dura para sempre... e essa parte é verdade...
É assim que rezam os clichês românticos e sem duvida alguma, apaixonar-se pode ser uma experiência bela.

Aiii...você ta enrolando...calma criatura to chegando lá...que apavoramento...temos todo o tempo do mundo pra poder entender o amor, e se livrar das paixões...
Seguindo...

O que dizer então do Amor à primeira vista?

Os filmes, livros e novelas gostariam muito de te fazer crer que amor à primeira vista dura para sempre.
Ok, os atrativos físicos são, geralmente, o que faz com que duas pessoas cheguem a se notar.
E na real, você não sabe muita coisa sobre as idéias, as esperanças, os temores, os planos, os hábitos, as qualidades e defeitos dessa criatura. Você só enxergou seu lado visual e não a pessoa secreta escondida dentro do corpão.
No mais, as aparências enganam.
Pensa comigo: o encanto pode ser falso e a beleza seja vã, fútil. Sabe os papéis de presente, aquele um linnndo, que a gente fica com dó de rasgar e abre o embrulho com toda a delicadeza pra não estragar? Pois é, normalmente a gente usa um papel linnnnndo pra esconder um presentinho sem graça, vagabundo, que custou uma merreca e muitas vezes inútil, mas isso ajuda a disfarçar o tal presente. Mas o papel é lindo....a gente guarda com cuidado e esquece do presente.

Alguns ainda, acham que o coração humano possui uma capacidade infalível de fazer avaliações românticas.
Simplesmente ouça o que o seu coração diz, argumentam. Você saberá quando se trata de amor mesmo!!!!!

Helllllllllooooooooo....o coração não pensa. Ele apenas bombeia o sangue. Sabia que existe uma massa cinzenta dentro da sua cabeça...e incrível!!!! Funciona!!!!....é só praticar....vai por mim...

Vamos lá, qual é a diferença entre Amor e Paixão?

Amor.

1-    Significa importar-se altruistamente com os interesses da outra pessoa. Não sabe o que é ser altruísta?  É amar desprendido, solto, leve, é estar feliz por fazer o outro feliz, é chorar junto, é ser abnegado, livrar-se do egoísmo, esquecer o eu e pensar no “nós”, no outro.
2-    Muitas vezes, o romance começa lentamente, talvez levando meses ou anos.
3-    Você se sente atraído pela personalidade total e pelas qualidades da outra pessoa.
4-    O efeito sobre você é que o amor o torna uma pessoa melhor.
5-    Você encara a pessoa de forma realista, vendo os defeitos dela ou dele e mesmo assim, ama tal pessoa, a aceita do jeitinho que ela é.
6-    Há desacordos entre vocês, mas sabem que podem se entender por meio do dialogo.
7-    Seu desejo é dar à outra pessoa e compartilhar as coisas com ela.

Paixão.

1-    É egoísta, restritivo. A pessoa pensa: “que beneficio isto me traz?”
2-    O romance começa rápido, levando talvez horas ou dias. Sabe como é? Você olha, pega, agarra, larga pra depois perguntar o nome. É o ficar de hoje.
3-    Você fica profundamente impressionado pela aparência física da outra pessoa. (Ele tem os olhos tão lindos!!! Ela tem umas curvas!!!!)
4-    Tem um efeito destruidor, desorganizado e desequilibrado.
5-    Não é real. A outra pessoa parece perfeita. Você rejeita qualquer dúvida, qualquer coisa que venha a saber sobre as graves falhas de personalidade do outro.
6-    As discussões são freqüentes. Não se resolve realmente nada. Muitas são “resolvidas” com um beijo ou na “cama”.
7-    Dá ênfase ao receber ou obter, especialmente quanto à satisfação dos impulsos sexuais. Se o sexo é bom vai se levando. Se acaba isso. Acaba tudo. Cada um na sua.

O segredo do verdadeiro amor está no tempo.
O verdadeiro amor não é prejudicado pelo passar do tempo. É serio isso, o melhor modo de testar seus sentimentos para com o outro, é permitir que passe algum tempo juntos para se conhecerem. Eu digo, se for verdadeiro e acontecer de se afastarem, não se consegue ficar muito tempo longe não. Até se tenta, mas não se consegue. É como imã, sempre se atraem. Sente-se uma falta verdadeira, não aquela saudade dolorida, mas falta da boa companhia, das conversas, do riso, das trapalhadas, da bagunça e porque não dizer, do mau humor do outro.
No mais, uma pessoa simplesmente não se revela a você a personalidade dela por apenas dizer: é assim que sou. Agora você já sabe tudo ao meu respeito.

O tempo também lhe permitirá examinar seu interesse romântico.
Lembre-se que o amor não se comporta indecentemente, não procura os seus próprios interesses. Anseia sua companheira, o seu companheiro, o êxito de seus planos.

A paixão quase sempre resulta em desastre. Pra um ou pra outro.
“Ah eu simplesmente me apaixonei, rápida e profundamente, mas com o tempo começou a aparecer as falhas de outros relacionamentos. A minha ex-namorada, (olha a posse ai) perdeu o encanto sobre mim e ficou indiferente..(é a gatinha que virou dragão). Depois de 3 meses de namoro ela terminou comigo por não me amar mais. Mas quando voltamos depois de alguns dias, fui morar com ela. E cara, durante esse período eu pude ter certeza de que realmente não nos amávamos mesmo, era um pé de guerra, muita briga, qualquer coisa me irritava, o nosso ciúme era possessivo demais, não conseguia nem respirar. Aí fui embora, cansei. Mas quero me apaixonar de novo, agora pela mulher certa.”

Se esse sujeito ai, tivesse conhecido melhor o interior do “presente”, não teria amado uma simples imagem, mas a personalidade real, dotada de falhas e pontos. As expectativas teriam sido mais realísticas.

O Amor não acontece da noite para o dia.

E quase sempre, aquela pessoa que se sabe ser um bom companheiro ou companheira, não é aquela que você considera tremendamente atraente...imagina-se ser apenas uma forte amizade...mas fala serio, que amizade é essa que não se consegue ficar longe por muito tempo?
É...o amor é assim, ama o todo, e o feio e não atraente cai por terra, já que tanto as qualidades como os defeitos, por assim dizer, não são um problema, pois um suplanta o outro.
No mais, como já disse, a beleza e o encanto pode ser enganoso.
É o caso de muitos homens e mulheres, saem com pessoas que lhe são atraentes, mas ao se sentirem vazios ao lado da criatura, sempre busca aquela “amiga”, porque é ao lado dela que se sente bem. E nessas horas pouco importa se a infeliz tem uma perna seca, é vesga, tem uma cor indeterminada, um cabelinho esquisito e fanha. Ela é única. E pior ou melhor, é “divertida” a miserável.
E paixão vai, paixão vem, e a tal “amiga” sempre esta ao seu lado, enquanto as outras somem. E falando mal ainda, de você e sua “amiga” insuportável e inseparável. É, porque a gente fala dela, defende ela, larga tudo as vezes pra ir fazer algo por ela... Ate o dia que você acorda, e descobre que ama profundamente aquele ser maravilhoso, único e perfeito, que apesar de ser um monstrinho zoiudo de feio, é o seu amor verdadeiro. E que te aceita do jeitinho que é. Te entende, te ajuda, te carrega no colo e te traz pra realidade da vida. Porque ela ate pode ser feia, mas você não é perfeito....
Tai o porque de as vezes a gente ver casais tão estranhos por ai, um lindo e outro cruz credo. Amor verdadeiro.

Ta bom, entendi, mas como reconhecer o verdadeiro amor?
Seu coração poderá dizer, bombeando sangue que nem um doido, mas será apenas físico, confie mesmo é em sua mente treinada.
Vá além da imagem externa da pessoa.
Conceda ao relacionamento o tempo necessário para que ele florença.
Lembre-se, a paixão atinge um auge em tempo curto, mas logo morre.
O amor verdadeiro fica a cada dia mais forte e com o tempo se torna um perfeito vinculo de união, respeito, confiança, amizade e boa diversão... e põe boa nisso...
Amar é ver a pessoa que se ama feliz ao seu lado. É doação, dedicação, cumplicidade, respeito, amizade.
Vai muito, mas muito além do sexo e atração visual, em que as pessoas acreditam ser amor. Isso é efêmero, amor é eterno.

Tá...mas e o sexo? Como pode acontecer se não tiver o frenesi da paixão?
Eu te respondo, ele é saboroso, porque é pautado no amor e na confiança...mas principalmente o sexo é divertido, já que não existe competição. Não se precisa provar nada. O sexo se torna leve e sadio, muito mais bem aproveitado. Não se tem pressa de saciar um desejo doentio da carne.
Ele se torna divertido e verdadeiramente prazeroso, por que cada um quer ver o prazer do outro e não apenas saciar o seu próprio. A imaginação corre solta, não há censura no amor verdadeiro, pois é livre.
É a mente, o espírito livre quem comanda o corpo e não a matéria sozinha, deixa de ser instinto para ser sentimento.
E aí meu irmão...ninguém segura um espírito livre e uma mente fértil...
Aiiiii como é bom se sentir amoroso...

Beijo no Coração
Adriane
(texto sob inspiração)

1 comentários:

Postar um comentário

Se gostou, comente. Obrigada.

 

©Copyright 2011 Lolo Room | TNB