Por mais que a dor de alguém pareça ser muito forte para agüentar, entenda que a dor é dele, não sua!
Pode parecer um tanto egoísta o que estou afirmando, mas de nada adianta dividir a tristeza.
Eu sei que bate aquela vontade de chorar, emprestar seu ombro para o outro derramar suas lágrimas, mas fazendo isto você só estará aumentando ainda mais a insegurança desta pessoa!
Eu explico: Quando alguém começa a sofrer, o sentimento de dor se espalha de tal maneira que acaba contaminando sua alma. E esta contaminação, se não for combatida a tempo, acaba se espalhando para o corpo físico, abrindo as portas para a depressão e todos os tipos doenças.
Quando você encontrar alguém que ama encostado num canto, triste e sem esperança, em vez de sofrer com sua dor e compartilhar a depressão, que tal fazer o contrário? Que tal trocar as palavras tristes e compreensivas por um sorriso e palavras de incentivo?
"Mas como é que eu vou sorrir e dizer coisas positivas se o cara está na maior deprê? Ele vai achar que estou tirando uma com a cara dele."
É bem provável que sim... Mas se ele fizer isto, se preferir um amigo que sofra com ele, que fique triste só porque ele está triste, então que faça bom proveito de sua dor.
Não cabe a você tentar ajudar quem sente prazer na dor. Sim, meu anjo, tem uma porrada de gente mimada que adora ficar na merda só para atrair um monte de atenções sobre elas!
Este tipo de gente não passa de vampiro que se alimenta da energia negativa que espalha para os amigos!
Sofrimento é dor, e toda dor é mal. E o mal deve ser combatido, jamais alimentado ou compartilhado. E se você ama alguém, não vai querer que ela sofra, mesmo que isto possa significar amizade ou amor.
Vamos dizer que você tivesse acabado de perder seu emprego, tente imaginar a cena nos mínimos detalhes. Na sua cabeça vai se passar um monte de coisas: as contas para pagar, o desemprego no Brasil, o aluguel... Não começa a bater um aperto no peito? Você não se sente perdido e desamparado, cheio de pensamentos negativos, mesmo apenas imaginando tais situações? Pois bem, imagine agora seu melhor amigo chegando e dando aquela força na sua dor:
"Ai, amigo, justo agora que você está para terminar a faculdade acontece uma sacanagem assim?"
"Ai, amigo, justo agora que você está para terminar a faculdade acontece uma sacanagem assim?"
Então você resolve abrir o coração pra ele, conta quais são os seus medos, e como bom amigo, ele faz de tudo para aumentá-los: "Você tem razão de ficar deprê, amigo, com esta crise brava vai ser super barra arrumar outro emprego...Mas não se preocupe, eu te empresto uma grana para pegar ônibus quando for procurar emprego".
Bem, como ele é super companheiro, vai passar o dia inteiro ao seu lado, chorando e lamentando, sofrendo a dor que não é dele, tudo para você saber que ele é solidário! Mas solidário em quê? No pessimismo?
Só que no final você ainda vai achar que ele é um tremendo amigo (provavelmente é) que te deu uma força em um momento de tristeza.
Mas ele não tem culpa de ser assim, na verdade nem você tem culpa em achar que o melhor para a depressão são palavras de puro terror psicológico!
Agora vamos fazer de conta que você é meu amigo e chega em casa todo arrasado.
É claro que eu dar uma força, vou deixá-lo falar o que quiser, mas quando perceber que já colocou pra fora todo seu medo, vou fazer minha parte de amiga.
Antes de mais nada eu vou tirar toda a importância que você coloca neste emprego -que é passado - e vou investir na sua valorização. Mas eu não vou apenas falar, vou fazer um puta esforço para convencê-lo de sua capacidade, nem que tenha que te dar uns tapas na bunda!
Claro, depois de levar um cartão azul todo mundo fica se sentindo um fracassado, se colocando pra baixo.
E se vier com uns papinhos de crise de desemprego eu vou dizer que para você não existe crise alguma, que você simplesmente é PODEROSO! E vou fazê-lo sorrir, vou contar piadas e criar situações bem loucas para você imaginar, como tendo que abrir um prostíbulo de cachorrinhas de raça, para que os donos de poodles e outros cachorrinhos frescos possam perder a virgindade sem ficar agarrando as pernas das visitas.
Tente se imaginar como cafetina ou cafetão de cachorrinhas, tenho até o nome do puteiro canino The Grand Dog Cabare - Onde seu cachorro vai uivar de prazer!
Uau! Mas que nome pomposo, não? E que idéia maravilhosa! Acho até que estou no negócio errado. E deveria abrir uma empresa para criar novos empreendimentos, isto sim.
Bem pode ser que não consiga resolver seu problema de emprego, mas com certeza você vai sair bem mais leve do que chegou. É claro que vou emprestar dinheiro (se eu tiver) para procurar emprego e farei tudo que uma amiga pode fazer para ajudar o outro.
Mas não vou ajudar a envenenar sua alma com pessimismo, incertezas, medos e outros fantasmas...
Afinal, eu sou sua amiga, e amiga de verdade não machuca o outro.
Beijos no coração
Adriane
0 comentários:
Postar um comentário
Se gostou, comente. Obrigada.